Luminescência III

"[...] Um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha
extrema individualidade de pessoa mas seremos um só. [...]


[...] Entrou em casa como uma foragida do mundo. Era inútil esconder: a verdade é
que não sabia viver. Em casa estava bom, ela se olhou ao espelho enquanto lavava as
mãos e viu a "persona" afivelada no seu rosto. Parecia um macaco enfeitado. Seus olhos,
sob a grossa pintura, estavam miúdos e neutros, como se no homem ainda não se tivesse
manifestado a Inteligência. Então lavou-o, e com alívio estava de novo de alma nua.
Tomou então uma pílula para dormir e esquecer o fracasso de sua bravata. Antes que
chegasse o sono, ficou alerta e se prometeu que nunca mais se arriscaria sem proteção. [...]


[...] Meu mistério é simples: eu não sei como estar viva.
— É que você só sabe, ou só sabia, estar viva através da dor.
— É.
— E não sabe como estar viva através do prazer?
— Quase que já. Era isso o que eu queria te dizer. [...]


[....] Mas não tenha medo da desarticulação que virá.
Essa desarticulação é necessária para que se veja aquilo que, se fosse articulado e
harmonioso, não seria visto, seria tomado como óbvio. Na desarticulação haverá um
choque entre você e a realidade, é preferível estar preparada para isso, Lóri, a verdade é
que estou contando a você parte do meu caminho já percorrido. Nos piores momentos,
lembre-se: quem é capaz de sofrer intensamente, também pode ser capaz de intensa
alegria.[...]


[...] alivia minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão está dada à minha, faze com que eu
sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que
eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte e sim a
vida, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te
indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que
eu receba o mundo sem medo, pois para esse mundo incompreensível nós fomos criados
e nós mesmos também incompreensíveis, então é que há uma conexão entre esse
mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto
quisermos entendê-la, abençoa-me para que eu viva com alegria o pão que como, o sono
que durmo, faze com que eu tenha caridade e paciência comigo mesma, amém. [...]"

Clarice Lispector

Comentários