Devo ter demorado mais que o normal a escrever alguma coisa porque além de nunca ter aprendido a escrever sobre como é me sentir bem, não consigo acreditar no que está acontecendo. Tenho medo de me mexer demais e acordar. Ouço até hoje se for ali na esquina que "medicina é difícil, mas em particular qualquer um passa" (?) não passa, amigos, não desse jeito. Existem três formas clássicas de passar neste curso. 1: você é um ponto raro de sorte em todo o universo. 2: você tem dinheiro e compra uma vaga. 3: você estuda, perde amigos que não aguentam mais você sem sair de casa, perde "amigos" que dizem que você quer apenas o dinheiro da profissão, ouve de vários lados que "não vai passar porque fulano tentou 4, 9, 15 anos e não passou", escuta que devia fazer outro curso (já que no meio do caminho suas notas realmente servem para a maioria), perde a fé em si várias vezes, pensa que Deus te odeia e te abandonou porque não parece ser possível tanto esforço em vão, fica com vergonha de dizer quantos vestibulares já fez, se sente a pessoa mais incapacitada que já nasceu, pensa que vai fazer 50 anos e vai ter que continuar estudando zoologia, estequiometria e toda a grade do ensino médio enquanto seus colegas (que já estudaram a mesma coisa anos atrás) já estão se formando, tendo filhos, netos, abrindo empresas, etc. Mas, quando tenta desistir, não consegue porque sabe que vai doer mais, sabe que não consegue fechar os olhos e se imaginar em outra profissão, começa a rezar não mais para passar, mas para continuar tendo forças de estudar e tentar e tentar e tentar. A forma número 3 foi a minha. E apesar de parecer a pior é a única que ensina o real valor que existe no lugar onde cheguei e nos que chegarei. Chorei tanto, tantas vezes... Estava disposta, mais que disposta, a pagar uma dívida de mais de meio milhão de reais quando me formasse porque, para mim, meu sonho não tem preço, se fosse todo o dinheiro do mundo, ainda assim eu aceitava. Agora estou aqui sem conseguir gritar "passei" porque não sei reagir. Às vezes, a gente acha que Deus (ou a vida, ou seja lá em quem você acredita) está dizendo "não", mas é apenas um "espera". Eu não entendia porque fui reprovada tantas vezes. Num vestibular, era ótima em biologia, no outro, apenas em química. Não fazia sentido tanta "injustiça", mas agora faz. Cada lágrima, cada pesadelo, cada decepção, cada desespero, cada vez que o chão faltou foi para que agora ele estivesse me segurando com toda firmeza para eu não cair quando soubesse que agora, sim, vou ser médica e posso dizer com todas as letras: eu fiz por merecer. Por isso, venci o medo de escrever (tenho tocs e achei que se escrevesse antes da primeira aula era capaz de o mundo acabar e dar tudo errado ou qualquer outra coisa) atropelando ele com toda positividade possível: deu certo! E vai continuar dando. Obrigada a todos que acreditaram, mas ainda mais aos que não acreditaram: vocês foram um incentivo gigante, rs. ‪#‎temtextao‬‪#‎temhashtag‬ ‪#‎sonaotemboleto‬

Comentários