Com as grandes navegações, teve início a globalização. Hoje, o evento iniciado ainda expressa crescimento. A possibilidade de movimentação informacional e econômica, no entanto, já conseguem facilitar os movimentos migratórios da própria humanidade?
Uma das principais causas do processo de deslocamento de uma população ainda é a busca por melhores condições de vida. Como exemplos, temos o século do ouro, que fez a urbanização do sudeste brasileiro ter um grande salto quantitativo, o que também foi visto na tentativa governamental de “branquear” o país, com o trabalho cafeeiro.
Apesar de, atualmente, não existirem claras políticas de incentivo, os números de imigrantes no Brasil são expressivos e ainda abrigam a fuga de vidas desestabilizadas por tragédias financeiras, estatais ou até mesmo naturais.

Cabe, portanto, ao Estado e à iniciativa privada projetos que viabilizem a instalação de populações estrangeiras, pois uma globalização que não permite o agrupamento de seres da mesma espécie que a fez existir, necessita de uma revisão conceitual.


Comentários