Uma dose!

- Uma dose do que nos leve para o bem, por favor! 
- De que exatamente, senhora?
- Da vida. De despreocupações. Como é possível anteceder ocupações para com pessoas tão inúteis? Olha, como eu escrevo aqui, eu não vou escrever nas provas, sabemos. Reinventemos, cada um ao seu modo, nosso próprio português quando formos livres, mas se quisermos passar pelos portões, respeitemos as regras, façamos e digamos o que nos pedem e o que esperam mesmo que não seja nossos princípios. Fira a si mesmo por alguns segundos. A sua necessidade consta, em resumo, em você. Qual a necessidade de explodir à toa? Nenhuma. Não exploda à toa. Não faça sujeira em vão. Quem vai limpar é você. Não quebre a cabeça sem motivos maiores. A pancada vai ser na tua cabeça, que coisa! Você pode respirar, contar de um até dez e continuar andando para algum lugar que te sirvam uma dose. Uma dose do que pedi. Consegue ver esse lugar? Consegue ver os desajustes desse mundo? Somos poucos demais para fazer alguma coisa. Somos poucos demais. Somos demais. Somos tantos e poderíamos fazer tanto. Ninguém faz. Só vejo papeis e gritos e isso dói minha cabeça, por isso me retiro. Continuo igual e não vou dizer de uma forma idiota que "amadureci". Falar que amadureceu é para quem é idiota e acha que isso aconteceu. Dessa forma, pareço estar fazendo uma psicologia reversa e você vai pensar "ela acha que amadureceu, por isso, vai dizer que não, só para parecer que sim". Não. Eu não amadureci. Porra nenhuma! Tenho tantas birras, tenho tanto stress, tenho tanto ócio, tenho tanta raiva, tenho um monte de coisa que me faz otária, mas tenho algo bom para mim: tenho a mim. Entende a diferença? Eu realmente fiz as malas e eu realmente vou partir. Não sei se o trem me espera ou se vou ter que ir a pé, mas eu vou. Quando eu chegar lá, farei alguma mudança significativa para o mundo. Quando eu chegar lá vai significar que eu me mudei. Aí eu vejo o necessário para mudar o mundo: mudar a si mesmo antes. Existem coisas importantes, existem pessoas importantes (sua família (aqui você pensa que isso é baboseira por eu estar falando de família... otário você, não? Achar que pessoas no meio da rua que vão e que vem são mais importantes que seus pais... Otário você, não? Sim, otário você, sim!)), existe você de importante e existem ações tão significativas quanto madrugadas de suor de esforço. Como é bom ter esforço, como é bom tentar... Eu queria que todos vocês soubessem o quanto é bom tentar...
- Senhora... a dose...?
- De cafeína com taurina, chocolate, leite e açúcar. Vamos morrer, mas vamos morrer de uma forma que preste.


Comentários