Suspensões derivadas...

...de prazeres adiados, de covardia involuntária, de medo cravado e de qualquer outra coisa que eu não saiba explicar

[...]

Sempre achei conhecer ela com a facilidade de assistir a algo que nos é mostrado em TV aberta. A imagem que ela passava era a que precisava ser absorvida. Muitos queriam interpretar o que não tinha interpretação. Aqueles cabelos que ninguém nunca soube a cor traduziam todo o necessário. 
No âmbito de ajuda, ela serviria sempre a todos, mas no inverso, não. Era intrigante como ela nunca precisava de ajuda. Teria ela uma fortaleza? Como é que alguém nunca tem problemas numa vida? 
Quebrei a cabeça por um tempo e depois fui no banheiro lavar as mãos.
Todos os meus amigos tinham o instinto de querer cuidar daquela criatura.
Eu também.
Mas o que só eu parecia perceber é que era muito mais fácil que ela pudesse cuidar de todos nós.
Acho que se for calculado em anos, foram cinco.
Cinco anos em minha vida.
Hoje eu sou casado, tenho filhos, emprego e cachorro, entretanto, apesar de nunca ter encostado em seus lábios por mais de quatro vezes em meio a vodkas e madrugadas, apesar de nunca ter visto a cor de sua barriga, eu sei que ela foi a única mulher que eu posso nomear de "da minha vida".
Alguns amigos tiveram relacionamentos "sérios" com ela. Dois ou três.
Um dia, quando ela conseguiu algo que tanto queria, confidenciado a mim e levado ao túmulo também por mim, ela precisou mudar-se para Deus sabe onde.

- Isso são lágrimas? Lágrimas nos seus olhos? - Quando notei que aqueles dois precipícios circulares brilhavam mais que o normal e pareciam nadar em oceanos que não transbordavam, fiquei assustado. Tudo que eu queria era saber se ela era imensamente feliz ou imensamente triste pelo menos uma vez na vida. Fosse o que fosse, era imenso.
- Abstrações.
- Sentimentos também são abstratos, mas tu nunca me pareceu ter algum.
- E o que tu vês é o que queres.

Foi a última vez que a vi: completa como sempre, o sorriso congelado que podia significar qualquer coisa, inclusive nada, na verdade, ele só servia de enfeite de sedução. Quem é que não fica seduzido por alguém que é feliz? Mas quem, nesse mundo de hoje, é feliz? Aquela menina era um mistério, eu nunca soube se ela existiu mesmo ou se aqueles anos em que ela esteve em minha vida foram apenas uma noite de sono. Como ter certeza? De tudo que ela podia me deixar ou me ensinar, o que ela me entregou com mais cuidado e ao mesmo tempo com mais força foi a duvida. Duvidar de tudo. Inclusive dela...

Meu nome é XY e acabei de nascer.

Comentários